31/05/2009

Seja bem vindo!


Nós, estudantes do 5º semestre do curso de Psicologia da UNIME-PARALELA, utilizaremos este espaço com o objetivo de coletar informações e opiniões vinculadas ao Envelhecimento e Morte.
Sabemos que a vida, é um período finito e essa finitude começa nos inquietar mais com a chegada da velhice. Nós gostaríamos de poder discutir mais sobre esse assunto tão fascinante.

Seja bem vindo a discutir e a comentar também por aqui... Entre, sinta-se em casa e fique à vontade!

9 comentários:

  1. Que tema interessante vcs estão discutindo, mto bom poder termos espaços como estes que nos fazem refletir e nos inquirir com o que estamos fazendo de nossas vidas e com elas.A vida é uma incógnita, pois existem muitos cientistas que discutem e discordam de quando ela inicia, porém todos embora que de forma insatisfeita sabe quando ela termina. Mais também posso questionar o fim da vida, e os motivos que nos levam a nunca aceitá-lo uma vez que já nascemos e crescemos aprendendo a lidar com as perdas, primeiro perdemos o lugar quentinho e escuro do ventre e com o corte do cordão umbilical somos desligados de nossas mães...perdemos a chupeta...enfim somos o tempo todo ensinados a viver num mundo cheio de perdas, e com o envelhecer perdemos a beleza, ao menos aquela que a sociedade exige e hoje existe uma busca incessante por esta beleza externa, impedindo que as pessoas envelheçam e passem a ter a beleza que é envelhecer saudavel, perto da familia, e assim possam de uma forma inevitável voltar a um lugar, escuro e quente... ao ventre da terra de onde o homem foi tirado.

    ResponderExcluir
  2. Que tema interessante vcs estão discutindo, mto bom poder termos espaços como estes que nos fazem refletir e nos inquirir com o que estamos fazendo de nossas vidas e com elas.A vida é uma incógnita, pois existem muitos cientistas que discutem e discordam de quando ela inicia, porém todos embora que de forma insatisfeita sabe quando ela termina. Mais também posso questionar o fim da vida, e os motivos que nos levam a nunca aceitá-lo uma vez que já nascemos e crescemos aprendendo a lidar com as perdas, primeiro perdemos o lugar quentinho e escuro do ventre e com o corte do cordão umbilical somos desligados de nossas mães...perdemos a chupeta...enfim somos o tempo todo ensinados a viver num mundo cheio de perdas, e com o envelhecer perdemos a beleza, ao menos aquela que a sociedade exige e hoje existe uma busca incessante por esta beleza externa, impedindo que as pessoas envelheçam e passem a ter a beleza que é envelhecer saudavel, perto da familia, e assim possam de uma forma inevitável voltar a um lugar, escuro e quente... ao ventre da terra de onde o homem foi tirado.

    ResponderExcluir
  3. A velhice com certeza é o tema o qual nunca é abordado por nossa família, nós não somos preparados para que os nossos pais venham a ficar velhos, muito menos a nós mesmos, a velhice é algo que aterroriza a muitas pessoas, causa medo e angústia, porém muitos acabam não planejando-a. Algo que poderia ser essencial na vida de todos o planejamento de uma velhice, pricipalmente saudável. Falar em velhice com algumas pessoas, deixa a associar o final da vida, a morte, dessa maneira foi criada a chamada "melhor idade" justamente para quebrar esses paradigmas!
    Muito interessante o tema!!!

    ResponderExcluir
  4. Gilenice. Diz:
    Carol e Claudia após fazer a leitura dos seus comentários fiquei a pensar e quando eu penso muito só vem na minha mente coisas que eu acho que estão erradas e que precisam de ações preventivas. Nós brasileiros somos tão submissos, aceitamos tudo. Precisamos enxergar que estamos avançando tecnologicamente em todas as áreas. O homem é um ser criativo, inteligente que continua a querer desvendar se há vida em outros planetas e estão esquecendo-se da vida humana do planeta terra. São gastos exorbitantes e extravagantes que deveriam ser aplicados para melhorar as condições de vida de toda a humanidade. Os problemas continuam na “linha da cegueira” essa cegueira é a falta de consciência, paciência, amor, desrespeito, falta de planejamento, prioridades mal colocadas, ganância e tantos outros crimes que tolhem o desenvolvimento da humanidade. Estar tudo errado. O viver a vida existem perdas e ganhos o que não devemos perder é: otimismo, viver cada ciclo da vida fazendo o melhor possível com o eu e o outro, isso tem que ser ensinado passado para as gerações. É necessário que comecemos esses ensinamentos desde o início da vida. A educação e a saúde são prioridades para formação de uma base sólida e que desencadearão valores adequados ao desenvolvimento humano. Esses dois fatores na nossa sociedade estão vulneráveis e se não pararmos para refletirmos e decidirmos mudar vamos continuar na individualidade, ignorância, criminalidade e tantas outras barbaridades que ouvimos, vemos e assistimos de braços cruzados. Gilenice Lira – Discente de Psicologia 5º semestre.


    Gilenice Lira. Diz:
    Digitem no Google: morte e envelhecimento no desenvolvimento humano - abrirá uma página contendo um link por Maria Julia Kovacs – capítulo 5. Envelhecimento e Morte representam a aula que foi dada pela Doutora Rachael Léa Rosenberg (in memoriam). Esse texto foi sugerido pela docente Ana Luiza C. Rubini que administra a disciplina Psicologia do Desenvolvimento Humano III na UNIME. O capítulo aborda questões relacionadas à velhice envolvendo família, trabalho, medo de envelhecer, psicoterapia. Há muitas abordagens na literatura sobre morte e envelhecimento, mas sinceramente esse texto me deixou fazer algumas reflexões e questionamentos. Quem ainda não teve o privilégio de ler, por favor, não percam tempo é fantástico. As abordagens desse texto foram constituídas de pesquisas, experiências pessoais e profissionais vividas com profundo respeito pelo ser humano e seu potencial de desenvolvimento. Gilenice Lira – Discente do curso de Psicologia 5º semestre na UNIME.

    ResponderExcluir
  5. Nice,

    Obrigada pelo seu comentário e pela dica. O texto é muito bom mesmo.

    "O viver a vida existem perdas e ganhos o que não devemos perder é: otimismo, viver cada ciclo da vida fazendo o melhor possível com o eu e o outro, isso tem que ser ensinado passado para as gerações." Concordo contigo!!!

    Um beijo grande!!

    Ângela (http://unime-paralela2009.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Islaine, Nice, Claudinha e Carol,

    Obrigada pelos comentários. É sempre bom ter com quem dividir opiniões e somar conhecimentos... Sejam sempre bem vindas por aqui.

    Um beijo à todas! ;)

    Ângela(http://unime-paralela2009.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Sobre o conceito de envelhicimento, cabe lembrar que esse é um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano,iniciando-se com o nascimento e terminando com a morte.
    O envelhecimento é um fenômeno biológoco, psicologoco e social,isto significa que o homem é um ser destinado a morrer, essa situação desperta diversas formas de enfrentamento,que variam de um ser para outro, da mesma forma que o idoso no desenvolver de tais reflexões acerca de sua existência lapida em seu ser o significado da morte.
    Alguns autores apontam que o processo de envelhecimento"começa no útero e termina no túmulo".

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, tenho encontrado muitos idosos "melhores do eu". risos - Tema difícil mas, maravilhoso.

    Angélica

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião o corpo envelhece, mas o espírito só envelhece se voce não der sentido a sua vida. Na minha concepção a morte é a passagem para a vida eterna com Deus.
    Digo que não tenho medo da morte, porém nunca estamos preparados para esse momento.

    ResponderExcluir